quinta-feira, 29 de março de 2012

Férias 2012 | Litoral do Rio Grande do Norte

É verão. Época de férias escolares. Período perfeito para relaxamento num local tranqüilo e arejado durante os finais de semana. E, estando no semi-árido nordestino, o primeiro lugar que vem à cabeça, é a praia. A reportagem do JORNAL DE FATO pesquisou as sete melhores praias do litoral Norte do Estado considerando as estradas de acesso, infra-estrutura e, é claro, as opções naturais do lugar.

As praias selecionadas são: Maracajaú, no município de Maxaranguape, Barra do Punaú, em Rio do Fogo, Perobas, em Touros, São Miguel do Gostoso, Galinhos, Diogo Lopes e Barreiras, em Macau, e Ponta do Mel, em Areia Branca.

Maracajaú está distante 54km de Natal e 280km de Mossoró. A maior atração do lugar são os passeios de barcos com mergulhos em corais em águas transparentes, onde é possível observar peixes coloridos e fazer mergulhos de "batismo", com orientação de especialistas.
É dotada de restaurantes sofisticados a beira-mar e pousadas aconchegantes, como Barulho do Mar e Porpino. Outro atrativo do local é a Árvore do Amor, que fica perto do Farol do Cabo de São Roque, que na prática é o extremo do Brasil mais perto da África. No local há belas dunas e coqueirais. 

A Barra do rio Punaú, do município de Rio do Fogo, que tem pouco mais de cinco mil habitantes e fica distante 65km de Natal e cerca de 270km de Mossoró. As dunas e os coqueiros do lugar já serviram de cenário para filmagens de vários comerciais de televisão.
Os atrativos são banhos de mar e de rio, além de passeios de caiaques e a cavalo e outras opções mais radicais, como o "esquibunda" nas dunas. Na praia do Zumbi, que fica perto, existe um terminal turístico com restaurantes e opções de hospedagens. 

A terceira praia pesquisada foi Perobas, no município de Touros, que fica distante 78km de Natal e 260km de Mossoró. Entre coqueirais e dunas, existem praias de águas transparentes e tranqüilas. A principal atração do local é o Farol de Calcanhar, o segundo maior do mundo, com 62 metros de altura. São 295 degraus para chegar ao topo. Visitas só são possíveis nos finais de semana, no horário das 14h às 17h. 

A praia de São Miguel do Gostoso faz jus ao nome. Está distante 112 km de Natal e pouco mais de 200 de Mossoró. A culinária dos restaurantes e hotéis do lugar é famosa em revistas de turismo nacional pelos bons pratos de frutos do mar, nos restaurantes Latitude 5, Pousada do Gostoso, Manzuá, Ponteiros, entre outras.
É o ponto preferido dos praticantes de windsurf e kitesurf, devido aos ventos fortes possíveis apenas na ponta do continente. É nesta região onde em 1501, os portugueses deixaram o primeiro marco da chegada ao Brasil. 

COSTA BRANCA
Na região da Costa Branca, assim chamada devido à produção de sal marinho, a primeira praia a se destacar é Galinhos, que fica numa pequena cidade de pescadores com pouco mais de 2,5 mil habitantes localizada numa península, tendo ao sul água dos rios e ao norte o Oceano Atlântico.
Fica distante 160km de Natal e o mesmo 270 de Mossoró. O acesso só é possível de barco, o que já se configura um passeio pelas dunas. A cidade tem belas pousadas e praias exuberantes. Não existem carros, motos ou bicicletas. O transporte dos turistas que lotam a comunidade durante o veraneio é feito em charretes puxadas por animais.

A praia da Ilha do Presídio, no município de Guamaré, é o nosso sexto destaque. O local fica distante 210 quilômetros de Mossoró e pouco mais de 190 de Natal. A praia é praticante deserta e o acesso também só é possível em barco, partido do rio Aratoá, na sede de Guamaré, onde ficam localizadas várias pousadas confortáveis e restaurantes com pratos típicos da região. A comunidade, de povo receptivo, preserva uma igreja com mais de 300 anos, uma das atrações da comunidade. A Prefeitura mantém um calendário de eventos ativo, se configurando um atrativo a mais. 

A última praia com estrutura para receber os veranistas mais exigentes é Ponta do Mel, no município de Areia Branca. Fica distante 62km de Mossoró e pouco mais de 300 de Natal. Além da beleza natural das praias e do povo de convivência agradável, existem as falésias e as dunas coloridas do Rosado. A praia tem como opção de hospedagem a bela e muito bem estrutura Pousada Costa Branca, entre várias outras. Uma opção a mais é acompanhar o trabalho dos pescadores na costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário