domingo, 28 de novembro de 2010

Viçosa do Ceará

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba. Um marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. A Matriz de Nossa Senhora da Assunção , tombada no ano de 2002, apresenta o teto e altar-mor de madeira da época da construção do templo. As imagens de santos são esculpidas em madeira e datam do século XVIII. O mobiliário, paramentos e peças usadas nas celebrações religiosas datam da mesma época. Outra grande atração são as belezas naturais, como a Pedra do Itaguarassu, com mais de 100 metros de largura, e o conjunto de cachoeiras da cascata da Pirapora, no distrito de padre Vieira.

A cidade conta com atrativos diversificados, que vão de um primoroso artesanato em barro, palha, crochês, bordados e deliciosos licores e bulinhos caseiros a um verdadeiro paraíso para o ecoturismo. Lugar ideal para relachar e curtir a natureza em toda sua exuberância.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE VIÇOSA

Pólo Turístico e Artesanal Igreja do Céu - Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, banheiros, área de estacionamento, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário. Vale a pena a subida da escadaria apreciando as estações da Via-Sacra os vales da Ibiapaba, a torre da Igreja de São Francisco o centro de Viçosa e chegando a Capela surge uma paisagem fascinante da cerra e do sertão e ainda as belas dunas do litoral de Camocim.











Lagoa D. Pedro II -
Importante ponto turístico da cidade. Recentemente urbanizada e arborizada com belas plantas, tornou-se um ótimo lugar para lazer, oferecendo aos visitantes um ambiente descontraído e apreciável.



Pedra do Machado -
Uma pedra suspensa com formato de machado. A paisagem apreciada do local é uma das mais bonitas da região, favorecendo uma vista maravilhosa do sertão.



Cachoeira do Itarumã - Localizada no Sítio Itarumã com 65 metros de altura distribuída em duas exuberantes quedas d´água é um excelente local para a prática do rappel.

Lajes - Castelo de pedras formado por rochas com formatos diferenciados proporcionando uma paisagem bela e encantadora. Um passeio nas lages se torna bastante interessante.





Pilões -
Localizado no distrito de Manhoso, apresenta inúmeras pinturas rupestres sobre as rochas, as quais em período chuvoso ficam encobertas por água. Possuem cavidades ocas, bem torneadas, que se assemelham a pilões, daí origem ao nome. Fica a 35 Km da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário