domingo, 9 de janeiro de 2011

Como fazer uma viagem mais barata de carro

As primeiras coisas que vêm em nossa mente quando decidimos viajar de carro são companhia e roteiro, isto é, quem irá nos acompanhar na viagem e quais os lugares serão visitados. Mas esses cuidados não são suficientes para que se tenha uma viagem de carro interessante e proveitosa.





Há muito que se fazer. Por exemplo:

- Procurar saber qual a disponibilidade climática dos lugares para onde irão, e quais os gastos financeiros da viagem que cada pessoa poderá comportar;
- Saber quais são os destinos favoritos de cada um;
- Fazer um esboço do roteiro da viagem utilizando um mapa; e entre os viajantes definir alguém para delinear um roteiro com mais precisão;
- Analise bem o esboço. Dê início nos mapas de estradas e tenha uma noção do tempo e das distâncias que leva a percorrê-las;
- Pesquisas nunca são demais. Independente da ferramenta que estiver usando para as pesquisas, procure se concentrar no que realmente é relevante para sua viagem, como diversão, museus e outros pontos turísticos;
- Em uma viagem de carro é muito importante saber o preço dos combustíveis de cada destino e saber também quais os documentos necessários para cada destino;
- Ao organizar o roteiro vai ter uma noção das datas em que pretende estar em determinados lugares. Por essa razão geralmente é preciso e importante reservar hotel no primeiro dia do seu percurso de viagem;
- Se possível compre um GPS, vai lhe poupar muito tempo;
- Tenha uma apropriada conversa com os amigos, os companheiros de viagem, sobre o que deve ser evitado na viagem, para evitar chateações.
- No caso de viajar com crianças garanta que elas estam com o cinto de segurança devidamente colocado e ainda assim confortáveis

Bom, já falamos sobre disponibilidade climática, gastos, reservas e outros detalhes. Mas como todos sabem o cuidado maior que se devem ter quando for viajar de carro, é justamente com o veículo. Existem muitas pessoas que apresentam algum receio de levar o automóvel para viagens grandes, principalmente se este já apresenta muitos quilômetros. O que muitos não sabem, é que dirigir grandes distâncias é melhor para o carro do que dirigir no dia a dia. Visto que a velocidade é mais estável e esta condução exige menos dos órgãos mecânicos (motor, embreagem e etc.).

De qualquer maneira, antes de sujeitar a uma viagem de carro, é categoricamente fundamental que faça determinadas averiguações para não passar pelo risco de ficar parado num lugar distante sem saber o que fazer e completamente arrependido por não ter organizado tudo com antecipação. Para que isso não ocorra, segue algumas dicas que lhe podem ser úteis:

- No livro de revisões veja qual a próxima revisão planejada. Se já faltarem poucos quilômetros, avalie a hipótese de fazê-la mais cedo, para assim viajar mais tranquilo;
- Averigue quantos quilômetros faltam para perpetrar a troca de peças importantes, como filtro do ar, correia da distribuição;
- Se para a próxima revisão faltar muito tempo, faça um check-up no carro;
- Troque o radiador se achar que precisa trocá-lo;
- Verifique os pneus, por razões de segurança, troque-os se estiverem gastos. Se a situação for de apenas um pneu estar mais gasto, mande calibrá-los (ou alinhar a direção);
- Dê atenção também à pressão dos pneus, se não for o suficiente, o carro vai consumir muito mais combustível;
- Tenha o manual do carro no porta-luvas;
- Averigue a validade dos documentos do carro;
- Verifique a altura do óleo. Toque-o se necessário;
- Limpe bem o automóvel por dentro.

Outro fator que os viajantes podem levar em consideração, e deixar o receio de lado, na hora de viajar (caso a viajem seja dentro do território brasileiro) é o bom estado das estradas do Brasil.

O carro estando pronto para uma boa e inesquecível viagem. Atenta-se para outros detalhes, como por exemplo, se irá precisar realmente de toda bagagem que pretende levar, de relaxar no dia da partida (mas não deixe de partir na hora prevista). Outra dica importante é fazer paradas na viagem para descansar e se alongar e se possível troque às vezes de condutor.

Enfim, ao longo da viagem poderão ocorrer imprevistos, mas se cuidadosamente cuidar de cada detalhe as chances dos problemas surgirem serão menores. Uma viagem de carro é sempre mais interessante de que qualquer outra forma de viajar, mesmo que sozinho ou acompanhado, pois as chances de fazer amizades e viver experiências novas são sempre maiores e inesquecíveis.

Com algumas dicas simples, é possível fazer uma viagem mais barata, sem precisar de sacrificar a diversão da família. Para o ajudar, aqui ficam algumas dessas ideias.

  1. Se conduzir, leve comida e faça as refeições durante a viagem, para poupar na alimentação.
  2. Em vez de comprar guias de viagem, procure tudo o que precisa na internet. Existe tudo o que possa imaginar, sobre todos os locais do mundo.
  3. Se quiser ficar muito tempo no hotel, procure o tudo incluído ou meia-pensão.
  4. Faça as compras online, para ter as taxas de serviço mais baixas. Seja a viagem, o hotel, o aluguel do carro e as diversões locais.
  5. Em vez de comer sempre fora de casa (ou do hotel), prepare a sua alimentação para o dia. Faça alguns jantares românticos sempre que precisar, mas para as refeições ligeiras durante o dia, opte pelo mais econômico e prático.
  6. Não compre tantas recordações para amigos e familiares. Não se esqueça de que são as suas férias e por isso divirta-se.
  7. Utilize um cartão de crédito que tenha benefícios, como a devolução de dinheiro ou milhas de viagem.
  8. Evite viajar em horários de maior trânsito. Acordar um pouco mais cedo pode render-lhe uma grande economia de tempo.
  9. Leve Cd´s com músicas agradáveis, tanto para você quanto para os demais passageiros. Se pegar algum trânsito lento, vai ajudar a relaxar e não estragar o seu humor.
  10. Vista roupas confortáveis. Roupa apertada e de tecido sintético dá sensação de desconforto.
  11. Vai viajar com crianças? Quanto mais cedo, melhor. Viajar à noite é mais perigoso, as crianças vão dormir mais e, quando chegar no destino, vão estar querendo brincar e você querendo dormir.
  12. Não coma dirigindo, atenção máxima na rodovia. Leve água mineral ou sucos e evite refrigerantes.
  13. Motorista, olho na estrada! Os demais podem participar de brincadeiras de viagem. Mesmo não sendo criança, tem alguns jogos de viagem que podem ajudar como o jogo do "encontrou, ganhou". Cada vez que alguém encontrar algo raro na estrada ganha um ponto. Por exemplo: carro com cachorro ou motorista de bigode... Outro jogo simples é cada passageiro escolher uma cor. Quando cruzar o carro da cor escolhida, marca um ponto.
  14. Faça paradas a cada 2 horas, no máximo. Caminhe, faça alongamento, vá ao banheiro. Evite comer algo pesado ou muito gorduroso. Não faça ingestão de bebida alcoólica em qualquer quantidade. Pare para curtir uma bela paisagem. Pode achar que isso não é necessário, mas ajuda muito a "zerar" o cansaço mental do motorista. Uma paradinha de 10 minutos, faz grande diferença. Experimente!
  15. Nunca deixe o tanque chegar a menos de 1/4 na estrada. O risco de ficar na estrada é grande, além de viajar preocupado se o combustível vai dar. Antecipe o abastecimento.
  16. Está com pouca gasolina e não sabe quando o próximo posto vai surgir? Comece desligando o ar-condicionado, vá mais devagar e evite acelerações bruscas.
  17. Quando parar num posto, dê uma olhada rápida no nível da água do radiador e do pára-brisa. Verifique a pressão dos pneus.
Todos gostam de viajar e principalmente de encontrar viagens baratas, para poupar dinheiro sem perder as vantagens de sair de casa por uns dias e relaxar do stress diário.

Os feriados são normalmente alturas fracas para as companhias aéreas, por isso os preços diminuem bastante e, mesmo assim, por vezes cancelam-se voos por falta de passageiros. Por exemplo, se viajar no dia de natal, irá quase sozinho no avião. Já no dia anterior, estará com voos completamente lotados de pessoas que desejam passar o dia de natal com os familiares.

Esta regra de mercado da oferta e da procura, faz com que os dias de menor movimento sejam os melhores para encontrar passagens aéreas baratas, se tiver flexibilidade para viajar nestes dias.

Viajar de carro dentro dos limites de velocidade. Esta dica é tão simples, mas muita gente não a cumpre e acaba por gastar muito mais dinheiro em combustível para chegar uma ou duas horas antes ao seu destino.Além disso, a probabilidade de levar uma multa é bastante grande, com a quantidade de radares que existem hoje nas estradas. Planeie a saída de casa cedo, as estradas alternativas em caso de congestionamento e faça uma viagem barata e tranquila.

Com algum planeamento e flexibilidade, consegue fazer viagens baratas e divertir-se da mesma forma, sem se esquecer de poupar dinheiro. Se preparar as coisas com alguma antecipação, conseguirá uma viagem mais barata e a mesma diversão.

Todas as informações acima foram retiradas da Internet e adaptadas para este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário