terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Museu da Cachaça l Maranguape

Localizado em Maranguape, a 25 quilômetros de Fortaleza, o Museu da Cachaça é um passeio através fábrica da Ypióca e conta a história do surgimento da bebida genuinamente brasileira e da família Telles de Menezes (fundadora da empresa), que há cinco gerações produz cachaça no Ceará. Da família das aguardentes, feita à base de cana-de-açúcar, leveduras e água, a cachaça é uma bebida destilada com características históricas, culturais e econômicas significativas para o povo brasileiro. A visita guiada ao Museu - que mostra equipamentos e utensílios relacionados à principal marca de cachaça cearense - atrai mensalmente cerca de 5 mil pessoas dos mais diversos locais. Em períodos de alta estação, esse número chega a atingir os 12 mil visitantes.

No Museu da Cachaça há atrações como o imenso tonel de 374 mil litros, o maior do mundo, registrado no Guinnes Book. Funciona num casarão colonial onde a construção foi finalizada em 1851. Lá você também poderá aprender sobre o processo de fabricação artesanal da bebida, passear por entre tonéis de bálsamo e carvalho que guardam a bebida produzida em 1968 e 1971 e conhecer mais de 600 apelidos que a cachaça tem pelo Brasil afora. Chama atenção a passarela em meio a um canavial que possui caixas acústicas, onde o visitante escuta antigas cantigas de trabalhadores rurais e o som de suas foices e facões cortando a cana.

Os turistas são levados até lá em busca de diversão e cultura, os quais são proporcionados por diversos ambientes e atrações como a Casa das Bordadeiras; a Bodega do Zé (em homenagem a José Sobreira Leite, idealizador e funcionário da produção por 55 anos); uma mini-fazenda; passeios de jardineira, charrete da década de 30, bicicleta e pedalinho; a loja de souvenir e um restaurante com comidas típicas.

A entrada em formato de um tonel: de madeira dá as boas-vindas ao visitante do Museu da Cachaça, que foi inaugurado em 2000. A maior relíquia de todo o complexo é a Casa Grande, construída em estilo colonial em 1846. A proposta do museu é simular um casarão colonial, onde se pode aprender sobre o processo de fabricação artesanal da cachaça. Apesar de o tema ser aparentemente para adultos, o local é muito visitado também por crianças, que aprendem se divertindo sobre como a bebida é produzida.

A vista ao museu lhe abrirá as portas de um mundo espetacular, com moendas e máquinas antigas, incluindo o primeiro trator importado por empresa privada no Ceará, na década de 30. Também há mapas, documentos, fotos, filmes, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo mostrando as diversas formas utilizadas para a fabricação da cachaça até os dias de hoje.

A proposta do museu é aproximar os visitantes do passado. O passeio continua pela casa-grande, erguida em estilo colonial em 1846. A cozinha foi preservada com todos os utensílios originais. Nada foi alterado e, ao parar diante janela que dá vista para a cozinha, o fogo e a fumaça começam a aparecer. No museu são utilizados vários mecanismos que acionam as luzes, o fogo, o som, no momento em que os visitantes estão no local. O turista atravessa diversas salas com tonéis de cachaça envelhecida em diferentes tipos de madeira e sente o cheiro da bebida no ar. Finalmente chegará a um tonel de cinco metros e passará por dentro dele - impossível não parar ali e se imaginar imerso na bebida.

O Museu guarda também curiosidades, como dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda: uma homenagem à participação dos escravos na história da cana-de-açúcar. Antes de começar o roteiro pelo Museu com a orientação de um guia, o visitante tem direito a um copo de caldo de cana. Ao final do passeio, é a vez de degustar a cachaça; todos são levados a uma espécie de botequim "da época". Vale a pena conhecer o museu.

Onde?
O Museu da Cachaça fica na Fazenda Ypióca no município de Maranguape e funciona de 8h às 17h de terça-feira a domingo. Da CE-065 até a entrada do Museu são quatro quilômetros em estrada de terra. A entrada do Museu está bem sinalizada. Preço da Entrada: custa R$ 16,00 O ingresso dá direito a caldo de cana e degustação de cachaça. Passeios na jardineira e charrete e pedalinho são pagos à parte (R$ 3 cada atração, por pessoa).





















Nenhum comentário:

Postar um comentário