quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mochilão motorizado: Natal-João Pessoa

Após conhecer as belezas de Natal (RN), o próximo destino do mochilando motorizado deverá ser a cidade de João Pessoa (cerca de 190km de Natal). De todas as capitais nordestinas, foi João Pessoa que menos encontrei informações turísticas e me perguntei: valeria a pena ir até lá? Após algumas pesquisas de textos e imagens vi que sim.



Nossa primeira parada na Paraíba será a cidade de Matacaraca para conhecermos o distrito de Barra de Camaratuba. Encravada entre duas grandes reservas ecológicas, a "Barra", como os nativos a denominam, é o que se pode chamar de paraíso tropical. Com uma população que não chega a mil habitantes, o vilarejo vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros. Para conhecer melhor o local basta visitar o Barra de Camaratuba.

Encontrei o relato abaixo (fiz pequenas modificações) no blog Viagens & Imagens. Relato rico e encantador. E a partir dele é que faremos, mais na frente, o nosso roteiro de viagens.

"Considerada a segunda cidade mais arborizada do mundo (só perdendo para Paris), a cidade conta com lindas praias, como a de Tambaú, onde estão os melhores restaurantes e hotéis. Para quem, como eu, gosta de também fazer um roteiro para conhecer melhor a cidade, a dica é conhecer o Centro Histórico de João Pessoa, com destaque para o Hotel Globo, construído em 1928. Não deve-se deixar de conhecer a Igreja Matriz de São Frei Pedro Gonçalves (especialmente o seu interior).
O litoral de João Pessoa tem praias belíssimas. Na direção sul estão as praias do Amor, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba (dedicada ao naturalismo). Indo na direção norte encontramos Tabatinga, Coqueirinho e Praia Bela. Na Praia de Intermares, junto à escultura de uma tartaruga, demarca-se uma das diversas áreas do litoral onde as tartarugas colocam seus ovos, enterrados na areia. O Mercado do Artesanato Paraibano é o melhor local da cidade para encontrar tudo relacionado ao artesanato, confecções, lembranças, curiosidades etc. Está situado a pouca distância do Hotel Tambaú. Aliás, este último, um verdadeiro marco arquitetônico da cidade. Nas imediações deste hotel também existe uma feirinha de artesanato, que embora não tenha tanta variedade como Mercado de Artesanato, apresenta preços um pouco melhores. Depois, se você já estiver com fome, saiba que a gastronomia é super variada e o difícil, às vezes, é escolher um prato só. Se você quiser experimentar um pouquinho de tudo no mesmo lugar, nossa sugestão é ir até o restaurante Mangai, que oferece um imensa variedade de pratos típicos paraibanos, no sistema de quilo. Muito se diz que, de norte a sul,o Brasil se estende do Oiapoque ao Chuí, não é mesmo? Mas e de leste a oeste, onde começa o Brasil? Pois caso você não saiba é em João Pessoa. Aqui o sol nasce primeiro, não somente no Brasil, mas em todas as Américas. Graças à sua localização, bem naquela pontinha leste do Brasil, este é o ponto mais oriental do continente americano.

No estremo oriental das Américas, local conhecido como Ponta do Seixas, está situado o Farol do Cabo Branco, com longitude de 34º 47' 30". Para chegar lá basta seguir pela Avenida Cabo Branco, sentido sul, e pronto. Você chega num mirante de vista maravilhosa, de onde se pode descortinar o Oceano Atlântico e mais abaixo, as praias. O litoral de João Pessoa possui mais de 25 km de extensão, entremeando areias brancas e coqueiros aos rios e formações rochosas. As praias mais freqüentadas são Tambaú, Manaíra, Cabo Branco, Sol, Penha, Seixas e Bessa. A culinária paraibana também é um desafio e uma surpresa, e para quem vem do sul, o ideal é estar preparado para deliciosas novidades.

Que tal um camarão preparado com molho de coco, ao alho e óleo? Ou então ensopado de caranguejo ou de ostras? Ou ainda uma sempre elegante Lagosta, ou Caranguejo ou Goiamum. Ou quem sabe uma Buchada (picado das vísceras e intestinos de bode), Baião de Dois, Carne de sol com macaxeira, paçoca e manteiga da terra. São tantas delícias que dá vontade de experimentar de tudo. E quanto chegar a hora da sobremesa, a gente fica até perdido entre suculentos e vistosos abacaxis, cajus, mangas, sapotis, goiabas, jacas, acerolas, umbus e siriguelas. Vixe cabra!

Deve-se conhecer também o Palácio do Governo, situado na Praça dos Três Poderes. Ao seu lado, situa-se o Mausoléu de João Pessoa. Outra bela praça da cidade é a Venâncio Neiva, construída em 1917, pelo presidente Camilo de Holanda. Na época ela tinha como função servir de ringue de patinação, e possuía ainda fontes e coretos. Reformada por João Pessoa, passou a contar com um elegante salão de chá, que até hoje a adorna, ganhando, graças à isto, o apelido de Pavilhão do Chá.

Um dos ícones arquitetônicos do centro de João Pessoa, o Paraíba Palace Hotel, pintado num amarelo marcante, foi um dos pontos nobres da cidade. Hoje ele desempenha funções menos aristocráticas, mesmo assim é impossível passar pelo centro sem perceber sua arrojante arquitetura em estilo art-noveau. Mas quem quiser caminhar pelas ruas centrais, vai gostar mais do trecho que circunda o Parque Solon de Lucena. Este parque é uma das áreas mais bonitas da cidade. Em sua parte central há uma lagoa natural, cercada por árvores e jardins. Todo o projeto é de autoria do paisagista Burle Marx, e por ali ainda podem ser apreciados exemplares de árvores remanescentes da Mata Atlântica, assim com diversas palmeiras imperiais.

Nascida às margens do rio Sanhauá, João Pessoa foi crescendo até atingir o litoral. Entre estes dois extremos estão largas avenidas, pólos comerciais, elegantes prédios residenciais, grandes supermercados, locadoras de automóveis. Foi por aqui que encontramos a melhor churrascaria do nordeste, O Gauchão, que está a altura de qualquer uma das grandes churrascarias do sul do país. Mas se seu paladar prefere outros pratos, não se preocupe, pois as opções são várias. Turistas vão encontrar, principalmente na região próxima ao famoso Hotel Tambaú, dezenas de restaurantes servindo desde pratos típicos, pizzarias, fast-food até cozinha internacional.

Não deixe de tirar uma manhã para conhecer a Fortaleza de Santa Catarina, situada em Cabedelo, litoral norte de João Pessoa. Fundada em 1589, logo após o tratado de paz celebrado entre portugueses e indígenas, ela tinha como objetivo principal defender a colônia contra ataques de franceses e holandeses. Mais tarde, durante o império, ela também desempenhou a função de prisão de inimigos políticos e até de execução de escravos revoltosos. A partir de 1974 começou a receber reformas, e hoje é uma visita interessantíssima. Em meio aos seus antigos canhões, turistas são recebidos por guias especializados, e podem aprender muita coisa sobre a história da Paraíba e sua colonização inicial.

O ponto de destaque do centro histórico de João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco, um conjunto arquitetônico barroco construído no século XVII, constituído pela Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio. No convento está instalado o Museu de Cultura Popular, com peças religiosas belíssimas. Destacam-se os altares, revestidos de ouro, e o teto, onde um painel com 40 m de extensão retrata momentos da vida de São Francisco, com inserções de figuras locais da época.

Merecem destaque dois passeios imperdíveis: Picãozinho, coral de recifes onde se caminha pela água, entre os peixes, e Areia Vermelha, banco de areia que forma uma espécie de ilha. Os dois ficam a cerca de 1 km da costa e são atingidos somente quando a maré está baixa. Diversas embarcações levam os turistas até estes dois locais, onde se permanece durante algumas horas, até a maré começar a subir novamente. Em Areia Vermelha pode-se nadar, alugar óculos de mergulho para ver os peixes e corais, ou simplesmente tomar sol cercado pelo oceano. Lá são montados quiosques, oferecendo bebidas e quitutes. Durante os meses de verão, o lugar fica repleto de barcos, veleiros e jet-skis.

Quem foi João Pessoa?

João Pessoa
foi político, advogado, magistrado e presidente do estado da Paraíba. Na época (1929) era presidente do país Washington Luiz, num sistema conhecido como Política do Café com Leite, na qual os estados de Minas e São Paulo se alternavam no exercício da presidência. Num gesto desafiador, João Pessoa negou-se a apoiar este sistema, fato que iria contribuir para deflagrar a revolução de 1930. Este momento da história é até hoje lembrado também na bandeira da Paraíba, onde consta a palavra Nego. Como conseqüência do turbilhão político da época, João Pessoa sofreu um atentado e não resistiu, vindo a falecer em 1930. Em sua homenagem a cidade passou a ter, desde então, o mesmo nome de seu filho mais querido. Este monumento, situado a pouca distância do mausoléu de João Pessoa, junto ao Palácio do Governo, homenageia o vulto histórico mais importante da Paraíba.

Quem acha que não há nada para se ver em João Pessoa, com certeza sairá de lá pensando de forma diferente. Na verdade, diz um ditado que quem visita esta cidade, sempre acaba voltando, e para ficar. E dá para entender o ditado, porque João Pessoa é um lugar super agradável, com tudo de bom que se encontra nas grandes cidades, sem suas enormes mazelas e problemas. Por estas e outras, se alguma dia resolvermos nos mudar para o nordeste, já escolhemos nossa cidade. Será com certeza João Pessoa, ô cabra! Paraíba sim senhor, e com muito orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário