quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quixadá: terra dos monólitos

Quixadá é mais um município cearense que quero fazer turismo em 2011. Conheço a cidade, já estive por lá umas três ou quatro vezes, mas sempre a trabalho, como sempre muito corrido. Desta vez, pretendo me organizar para conhecer, de fato, esta linda e rica cidade, e por isso ela merece destaque e roteiro aqui no Roteiro Planejado.


Chegando em Quixadá

Uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os chamados monólitos, nos mais diversos formatos que "quebram" a aparente monotonia da paisagem sertaneja. A cidade tem se destacado também por ser palco frutífero de esportes radicais como trekking, rappel, off-road, mountain bike e motocross, como pode ser conferido no site oficial da Prefeitura clicando aqui.




Esportes radicais como o rappel são praticados nos monólitos de Quixadá

Os principais pontos turísticos do município são:

Serra do Estevão - a uma altitude pouco superior a 400 metros, a Serra do Estevão é outro atrativo, considerada uma espécie de oásis na aridez do Sertão Central do Ceará. Coberta de uma exuberante vegetação e dominando vasta planície e um horizonte recortado de montanhas, proporciona uma paisagem realmente encantadora. No período de chuvas, cachoeiras e lagos proporcionam deliciosos banhos. Na Serra do Estevão, encontra-se a Pousada São José, antigo convento beneditino, onde passou a última noite o ex-presidente Castelo Branco que morreu no vôo de volta a Fortaleza.

Pedra do Cruzeiro - Quixadá é conhecido como curral de pedras por ser circulada por seus monólitos. A Pedra do Cruzeiro, por exemplo, é outro ponto turístico que fica no centro da cidade. Existem trilhas que levam até o seu topo onde se chega a um cruzeiro e a uma vista panorâmica de toda cidade.

Lagoa dos Monólitos - O mais novo ponto turístico de Quixadá. É circulada por um Parque Ecológico com restaurantes, calçadão para ciclistas e pedestres, quadras poliesportivas, pistas para Off Road, Bike cross, Motocross e, futuramente, com um bondinho ligando suas margens à caverna de uma pedra que fica a seu lado. Nos finais de tarde, amantes dos esportes radicais, costumam reunir-se para acelerar suas motos, bicicletas e 4x4. O Parque fica no anel viário da CE-285 que liga Quixadá à Morada Nova.

Chalé da Pedra - Também no centro da cidade está localizado o Chalé da Pedra, construído por Fausto Cândido de Alencar na época situado no centro de uma lagoa. A planta foi copiada de uma construção existente ao fim da parede do Cedro, planejada e edificada por Dr. Revy, o engenheiro inglês que iniciou a construção daquele açude. Serviu de residência aos familiares de Fausto Cândido e nele funcionou a Loja Maçônica de Quixadá, uma vez que seu proprietário pertencia a esta. Atualmente, é circulado pela Praça da Cultura e vizinho ao Centro Cultural Rachel de Queiroz, sede da Fundação Cultural.

Santuário - Sob as bênçãos de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o Santuário atrai fiéis e devotos de todos os lugares do Brasil. Localizado na Serra do Urucum, a aproximadamente a 12 km da sede do município, conta com uma estrutura completa de restaurantes, auditório para reuniões, casa de repouso e uma rampa onde se pratica o vôo livre. Na estrada de acesso (logo após sair da Rodovia do Algodão – que liga o município à Quixeramobim), o turista é surpreendido por estátuas de aproximadamente 1,80 m de altura retratando as sete estações da Paixão e Ressurreição de Cristo.

Açude Cedro - O açude do Cedro é o mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada por D. Pedro II em 1873 sendo inaugurado somente em 1906 pelo presidente Afonso Pena. O reservatório é tombado como patrimônio histórico da humanidade. Tem capacidade para 125.694.200 m3 com uma profundidade máxima de 16 metros e uma bacia hidrográfica de 210 km2. Além da parede do açude feita artesanalmente, no local, pode ser apreciada a pedra da Galinha Choca que tem o formato parecido com a ave. No Cedro, aventureiros costumam praticar rappel e fazer trilhas pelas Pedras, inclusive até o topo da Galinha Choca.



Quixadá possui ainda um roteiro cultural que inclui o Museu Histórico Jacinto de Sousa e o Centro Cultural Rachel de Queiroz, com dois pavimentos, um teatro e um anfiteatro.


Centro Cultural Rachel de Queiroz

Mais dicas sobre Quixadá podem ser encontradas clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário