quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Roteiro de Iracema e José de Alencar

“Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba. Além muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema, a virgem dos lábios de mel”.

Iracema foi imortalizada no romance homônico de José de Alencar, um dos maiores escritores brasileiros, nascido em Messejana. Tão associados ficaram Iracema e Alencar à cidade de Fortaleza, que diversos pontos turísticos em homenagem a eles foram criados e preservados.

O mapa abaixo mostra o roteiro de Iracema e José de Alencar em Fortaleza.

iracema fortaleza

1. Monumento de José de Alencar - Localizado na praça de mesmo nome, o monumento, de autoria do escultor paulista Humberto Cozzo, foi inaugurado em 1º de março de 1929. A estátua é de granito branco com 6,5 metros de altura e 4 metros de largura. Os baixos relevos com temas indígenas foram extraídos dos romances Iracema e o Guarani.

2. Theatro José de Alencar - Inaugurado em 17 de junho de 1910, apresenta traços ecléticos em suas linhas arquitetônicas, especialmente neoclássicas e art noveau. A pintura dos frisos dos camarotes na sala de espetáculos recebeu o nome das obras do romancista.

3. Índia Iracema - O marco rotário do Rotary Clube Fortaleza Praia de Iracema traz a personagem feminina de José de Alencar. A peça artesanal foi inaugurada em 2002, na Avenida Presidente Castelo Branco e é uma criação do cearense Descartes Gadelha.

4. Iracema Guardiã - A segunda estátua de Iracema é de autoria do artista plástico cearense Zenon Barreto. Esculpida em ferro no ano de 1960, ela foi apresentada à Prefeitura de Fortaleza em 1965, no centenário da obra. Somente em 1996 foi inaugurada, na Praia de Iracema.

5. Estátua de Iracema - O primeiro monumento que retratou a “virgem dos lábios de mel” foi esculpido pelo pernambucano Corbiniano Lins e inaugurado em 24 de junho de 1965. A estátua foi construída na enseada do Mucuripe, local onde a índia esperava o regresso do “Guerreiro Branco” - Martim Soares Moreno. No monumento, os personagens: a índia Iracema, seu marido Soares Moreno, o filho Moacir e o fiel cão Japi.

6. Palácio Iracema - A quinta estátua da índia foi inaugurada em 15 de fevereiro de 2005. Encontra-se no Palácio Iracema e foi esculpida em resina acrílica, revestida por 92 mil pedaços de cristal, pelo artista cearense Francisco Zananzanan.

7. Casa José de Alencar - Localizada no Sítio Alagadiço, em Messejana, a casa onde nasceu o escritor, em 1829, teve sua estrutura original mantida. Aberta à visitação (3229.1898), nela pode-se conhecer a exposição iconográfica dos objetos de José de Alencar.

8. Iracema - Musa do Ceará - A estátua foi criada após o concurso Iracema - Musa do Ceará, realizado pelo Sistema Verdes Mares. Participaram 2.760 candidatas. O monumento, criado por Alexandre Rodrigues, é baseado nas características físicas da ganhadora e foi inaugurado em 1º de maio de 2004.

Fonte: http://www.viagemdeferias.com/blog/ceara/iracema-simbolo-de-fortaleza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário