sábado, 4 de dezembro de 2010

Ubajara: um oásis no sertão

O Portal Ubajara traz várias dicas sobre a cidade de Ubajara e é fonte certa para aqueles que buscam no ecoturismo dias agradáveis e de descanso.

A Chapada de Ibiapaba tem relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde. A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d’arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o marmeleiro. É incrível: uma mistura de várias vegetações. Só em Ubajara isso é possível. A atração principal do Parque Nacional de Ubajara é a Gruta de Ubajara, localizada em meio à encosta, a 535 metros de altura. À direita de sua entrada principal está a Pedra do Sino, que produz um som semelhante ao deste objeto quando tocada com força. A gruta possui várias salas de formatos pitorescos, como a da Rosa, do Cavalo e dos Retratos.

O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. O parque tem cachoeiras e trilhas na mata. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente. Na serra de Ibiapaba destaca-se, ainda, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi.

A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estatites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. É possível chegar até ela de teleférico (uma hora) ou a pé (três horas de trilha).














Fotos acima são de autoria de Alex Uchoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário