terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Venha conhecer Camocim

É impossível não ficar paralisado contemplando a doce visão do Rio Coreaú banhando a Ilha do Amor, do manguezal que se perde entre as dunas, das canoas ariscas com velas multicoloridas saindo e voltando do mar, a Igreja Martiz, a Praça Pinto Martins com a estátua do aviador em tamanho real, a casa onde nasceu o mesmo e muitas outras belezas que só se encontram em Camocim.

O que conhecer?

Avenida Beira Mar - É o ponto da cidade que mais chama atenção. Onde é impossível não ficar paralisado contemplando a doce visão do Rio Coreaú banhando a Ilha do Amor, do manguezal que se perde entre as dunas, das canoas ariscas com velas multicoloridas saindo e voltando do mar e dos grandes bastardos (barcos) que descansam após suas bravas aventuras no mar. Nos seus 2 kilômetros de orla estão presentes bares, restaurantes, pousadas, hotéis, lojas de artesanato, pesqueiras, casas modestas ou luxuosas. Quando o sol nasce por trás da Ilha e relfete os raios em diração a cidade, vários camocineses estão nas suas caminhadas, pescadores cuidam de suas canoas desde a madrugada, alguns até saem para alto mar e voltam antes do meio dia. No final do dia, raios do sol poente colorem a Ilha do Amor, um tom suave de vermelho fogo que banha a Beira Mar e nela cria uma pintura viva. À noite, a população se encontra para um bate papo, fazer um lanche ou um happy hour descontraído. Nos finais de semana, esse point ferve com o Quarteirão da Alergia, atividade promovida pela Prefeitura Municipal que traz música ao vivo e esposições de artesanato regional, tudo para reunir em nome da felicidade um povo determinado e feliz por viver neste lugar.

No Litoral Leste

Lago Seco
Abastecido apenas pelas águas da chuva, forma um belo lago que nos finais de semana é tranformado em balneário natural, uma opção de lazer para quem visita a região. Algumas barracas servem pestiscos e bebidas, sendo que as vezes é possível alugar pedalinhos e caiques.

Praia das Barreiras ou Praia dos Torrões

Um conjunto de falésias de onde se vislumbra o mar aberto, uma boa parte da costa de Camocim até a praia das Imburanas. As dunas muito brancas da Ilha do Amor, os manguezais na foz do rio, enfim, toda a orla marítima da cidade. Fica a três km do centro e, por causa da proximidade, é muito frequentada pelos moradores e pelos turistas e por causa disso, a praia tem diversas barracas para servir a todos.

Praia do Farol
A praia onde fica o farol de Camocim é conhecida por seu banho tranquilo, com acesso fácil a carros de pequeno porte. É muito frequentada por casais que procuram um recanto calmo para namorar e apreciar o mar.

Praia do Olho D´água
Um ponto onde curiosamente perto das margens da praia é possível extrair do solo água potável e cristalina, por isso estão instaladadas nessa praia as estações de bombeamento de água da cidade.

Praia das Caraúbas
Conhecida apenas como passagem dos buggys que fazem passeio pelo litoral, estão localizadas várias barracas rústicas onde pescadores guardam seu material de pesca. Lá sempre é possível ver os pescadores retirando do mar as redes de arrasto trazendo pequenos camarões e outros peixes miúdos.

Praia de Maceió
Praia voltada para os turistas com águas claras, limpas e mornas perfeitas para o banho. É uma praia muito bonita que abriga uma povoado de pescadores, cheia de coqueiros. Fica a 15 km de distância do centro de Camocim podendo ir pela estrada de piçarra a partir do lago seco ou de bugre e 4x4 pela areia da praia das Barreiras na maré baixa.

Lago do Boqueirão

Situado proóximo a Praia do Maceió, este lago fica escondido entre uma extensa faixa de dunas, acessível através de uma caminhada de impacto médio ou de buggys e 4 x 4.

Praia da Barrinha

O próprio nome já diz. Barrinha é uma pequena barreira de areia vermelha que veio do sangradouro do lago das Cangalhas, que deságua na praia. As areias mescladas entre muito brancas e vermelhas deixam a paisagem com um ar especial. O acesso só pode ser feito pela Praia do Maceió de buggy ou 4x4.

Lago da Cangalha
O maior do Litoral Oeste fica localizado próximo a Praia da Barrinha.

Praia do Xavier

Abriga uma pequena Vila de Pescadores que ainda vivem quase primitivamente sem energia elétrica. Uns poucos coqueiros dão ao lugar um charme especial de uma praia quase deserta.

Barra dos Remédios
Tem uma paisagem diferente do resto do resto do litoral devido a presença dos mangues de Camocim. Existem dunas em forma de cone em toda a extensão. A maré é típica de mangue e possui uma rica fauna. As águas são caracterizadas pelo encontro do mar com o Rio dos Remédios. A praia fica a aproximadamente 32 km do centro de Camocim e o acesso é por bugre ou 4x4 pelas dunas em trilhas que são um labirinto, logo, para se chegar até lá, é necessário a companhia de um guia.

No Litoral Oeste

Estuário do Rio Coreaú
O Rio que banha a orla da cidade, cria uma beleza magnífica digna de cartão postal. Serve para navegação de pequenas canoas e barcos que saem para pescar em alto mar. Explorando o Rio em direção sua nascente encontramos belos manguezais e diversas ilhas que se estendem por cerca de 20 Km, num cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Um espetáculo da natureza, um paraíso rico em vida, repleto de caranguejos e aves marinhas.

Ilha do Amor ou Ilha da Testa Branca
Localizada em frente da cidade, possui manguezais, dunas e belas praias. É muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para praticar esqui nas dunas, caminhadas e banho de mar. Da ilha, tem-se uma bela visão da cidade.

Praia das Imburanas
Área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico, é totalmente virgem. Fica entre Camocim e Tatajuba. Acesso de barco ou balsa.

Praia da Tatajuba
Localizada no lado oeste do município, entre Camocim e Jericoacara, Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. É cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais. Possui uma das dunas mais altas do litoral cearense, a Duna Encantada. A praia faz parte de uma grande área de preservação ambiental (APA). O acesso é feito com buggy ou veículo com tração nas 4 rodas. Próximo à praia está a Vila Nova de Tatajuba, a antiga foi soterrada a mais de vinte anos atrás pelas dunas, e no local, é possível saber de toda história da região contada por uma antiga moradora enquanto bebe uma deliciosa água de côco.

Lagoa da Torta
Um dos recantos mais procurados por quem visita Camocim, este atrativo é próprio para descanso e lazer. Uma lagoa de águas doces e refrescantes que encanta pela visão que dá aos olhos, extensas dunas brancas e vegetação ao longe que parece ter sido obra de um projeto de paisagismo divino. Lá se encontram barracas servindo o melhor da culinária local, especializada em peixes e mariscos frescos que dão ao paladar um sabor inesquecível. Passeio de canoa e um aerobunda são opções de divertimento certo.

Praia do Guriú

Esta praia recebe o mesmo nome de um Distrito de Camocim e o Rio que delimita os municípios de Camocim e Jericoacoara. No rio a travessia é feita apenas em balsas rústicas movidas pela força braçal e auxílio de longas varas de madeira.

Ecologia em Camocim

Dunas

Dunas Dunas Dunas

Entre os mais belos símbolos das paisagens da região, as dunas de Camocim são consideradas tesouros naturais de extrema beleza e admiração. Ao longo das costas Leste e Oeste, elas foram esculpidas pela ação dos ventos, misturando-se aos ecossistemas da caatinga, mangues e outros.

Nos emocionantes passeios de buggy, é possível conhecer as dunas da Ilha do Amor, a Duna do Funil com o formato do próprio nome, a maior duna fixa de nosso litoral, a Duna Encantada de Tatajuba que guarda mistérios e estórias contadas pelos nativos. Também se destacam as grandes cadeias de dunas que formam extensas muralhas de areia com kilometros de comprimento.

Outras formações curiosas são as Dunas de Cascudos mais presentes no Litoral Oeste de Camocim, formadas por um pacote de rocha sedimentar de composição quartzo-lito-bioclástica e cimentados por carbonato de cálcio. Caracterizam-se por ter aspecto parecido de uma rocha desgastada pela ação dos ventos e apresentarem uma grande rigidez, como se formasse uma crosta de areia calcificada. As Dunas de Cascudos são protegidas por Lei.

Lagos

Lagos Lagos Lagos

Muito freqüentes nas áreas municipais, são majoritariamente temporários, secando por completo durante o período de estiagem, normalmente de junho a novembro. No período chuvoso, os riachos e córregos funcionam como canais de ligação entre as lagoas e depressões isoladas, deixando as áreas baixas totalmente alagadas.

As lagoas trazem grandes benefícios à população local como a exploração da pesca, de suprimento de água para o consumo urbano ou para pecuária, de lazer como os dois principais lagos de atração turísticas de Camocim, Laguinho da Torta e Lago Seco. Segundo o Plano Estadual de Recursos Hídricos – 1992, o Aqüífero Barreiras possui uma reserva explorável de 5,33 milhões de m³/ano.

Camocim possui 6(seis) grandes lagos de importância econômica e social que são eles; Lago das Cangalhas, Lago do Boqueirão, Lago Grande, Lago das Moréias, Laguinho da Torta e Lago Seco.

Flora

Flora Flora Flora

A vegetação compreende formação hipoxerófilas, formada por espécies de pequeno, médio e grande porte, de troncos lenhosos, folhas mais ou menos rígidas e carnosas, esclerofilas (folhas duras, coriáceas), e conforme a área forma uma cobertura bastante diversificada.

Dentre as espécies floristicas encontradas na área tem-se plantas exóticas ou indígenas , as produtoras de madeira, alimentares, industriais ou medicinais e as plantas forrageiras.
Podemos dividir a vegetação de Camocim em cinco ambientes;

Vegetação pioneira de dunas
Onde encontramos as Iresine portulacoides (bredinho da praia); Scaevola plumieri Goodenic (bredo da praia); Remirea marítima (pinheiro da praia); panicum racemosum (Capim da praia).

Caatinga
Predominância de leguminosas bem como as espécies xerófilas, tais como : Pithecolobium dumosum (jurema branca); Baubina forticata (mororó); Combretum leprosum (mofumbo); etc. pode-se verificar algumas herbacias, tais como: Mimosa camporum sensitiva (malicia); Desmodium barbatum (amor do campo) e outros.

Mata de Tabuleiro
As principais espécies encontradas são: Bromélia Karatas (croatá); Piptadenia moniformes (catanduba); Copiaba coriacea (jatobá) e outros.

Faixa de transição Caatinga – Mata de Tabuleiro
Onde existe vegetação dos dois ecossistemas.

Manguezal
É uma comunidade seral arbórea, com grande poder de regeneração, exclusivo de ambientes salobros (área de influência fluviomarinha) como mangue vermelho.

Fauna

Fauna Fauna Fauna

A fauna predominante é composta de aves e insetos, existindo outras formas de vida localizada em tocas, habitando arvores, solo, água ou habitando tufos de vegetais como é o caso de bactérias e larvas de insetos.
Os Carnívoros, como a onça, jaguatirica, gato do mato e guaxinim, apresentam hábitos noturnos.Encontram-se ainda, enterrados, como os tatus e roedores.

Podem ser observados artiodátilos, como os porcos, que vivem em todas as áreas, em constante movimento, percorrendo trilhas, roçados, aos bandos; e os veados que podem ocorrer em varias partes da área, os quais são isolados e de hábitos noturnos.

Rio Coreaú

Rio Coreaú Rio Coreaú Rio Coreaú

A bacia do rio Coreaú está localizada entre as latitudes 02°54’ e 03°42’S e longitudes 40°30’ e 41°00’W, tendo suas nascentes na Serra da Ibiapaba. O Rio tem um extensão total de aproximadamente 150Km, tendo como afluente principal o Rio Itacolomi, possuindo descarga de base perene, especialmente no seu cursor superior.

O manguezal do rio Coreaú, que se estende desde o município de Granja até o estuário do rio em Camocim, é um dos maiores do estado do Ceará, e compreende uma área de aproximadamente 4.620 há, correspondendo a 20% dos manguezais do Ceará.

A fauna aquática do rio Coreaú é bastante diversificada, tendo encontrado 62 espécies de peixe, 7 espécies de crustáceos e 7 espécies de moluscos com um total de 76 espécies de animais aquáticos .

Exemplos encontrados no Rio Coreaú :

Peixes:

Cavalo Marinho Cavalo Marinho Cavalo Marinho

Hippocampus reidi - Cavalo Marinho
Desenvolve-se desde a Carolina do Norte (EUA) até o estado do Rio de Janeiro (Brasil) conhecido como Longsnout seahorse (EUA) e apresenta valor comercial para fins de aquarismo.

Centropomus undecimalis - Camurim-corcunda
Também conhecido como Robalo (Brasil), Common snook (EUA), Bobalito (Peru). Ocorre do sul da Florida ao Rio de Janeiro, com alto valor comercial, sendo também utilizado na aguicultura e pesca esportiva.

Crustáceos:

Peixes Peixes Peixes

Ucides cordatus - Caranguejo-Uçá
Ocorrendo em manguezais do Pará a Santa Catarina, Estados Unidos (Flórida), Golfo do México, Antilhas, América Central e Guianas. Tem importância socioeconômica no Norte e Nordeste do Brasil, pois, alem de ser um recurso de subsistência, sua captura constitui a única fonte de renda de inúmeras famílias.

Callinectes sapidus - Ciri - Azul
Ocorre em todo o Atlântico de baixa importância comercial, mas sendo um recurso de subsistência.

Mosluscos:

Crassostra rizophorae – Ostra-de-mangue
São animais marinhos, límnicos ou estuários que vivem presos em substratos rochosos ou enterrados em fundo arenoso ou lodoso, onde vive presa ao substrato, tipicamente nas raízes aéreas das árvores do mangue, preferencialmente no mangue vermelho. Em Camocim, é utilizada apenas para a subsistência.

Mytella falcata - Sururu
É uma espécie de ostra de tamanho reduzido, aparecendo principalmente em bancos de areia, nos igarapés e durante a baixa-mar. Em Camocim é comum ver pessoas na praia em maré seca catando o animalzinho para depois preparar vários tipos de pratos típicos.

Relatos de passeios turísticos


Observação dos Cavalos Marinhos no Rio Coreaú

Rio coreaú Rio coreaú

Saída em buggy, atravessamos o Rio Coreaú em balsa e prosseguimos pela Ilha do Amor até chegarmos ao Porto São Mateus onde um nativo nos espera em uma canoa a remo para navegarmos nos Igarapés e apreciarmos a pureza dócil dos cavalos marinhos com sua rica variedade de cores. Retorno a Camocim.

Passeio à Praia de Maceió e Barra dos Remédios

Barra dos Remédios Barra dos Remédios

Partimos de Camocim em buggys para as praias de Caraúbas, Maceió e Xavier, terminando em Barra dos Remédios onde se respira liberdade a plenos pulmões.Retornamos atravessando o pequeno vilarejo de pescadores da Barrinha saindo na Duna Paraíso.Fantástico banho na praia de Maceió, de onde prosseguimos para margear o Lago seco com parada na Barraca Miralago.

No caminho, visitamos a Fazenda Barreiras.

Passeio à Ilha do Amor, Tatajuba, Lagoa da Torta e Jericoacoara

Jericoacoara Jericoacoara

Partimos de Camocim em buggys com destino às mais belas praias do norte do Ceará, passando pela mata atlântica, chegando à Duna Marilha com sua vista maravilhosa.

Continuamos pela Duna do Funil, seguindo em direção ao paradisíaco vilarejo de Jericoacoara. Saímos para Tatajuba onde almoçaremos pratos típicos e após lindas paisagens chegamos à Lagoa da Torta para um relaxante balançar em redes submersas na lagoa. Retornamos a Camocim com um belíssimo pôr do sol. Regressamos a Camocim no final do dia.

Passeio à Ilha do Amor, Tatajuba e Lagoa da Torta

Ilha do Amor Ilha do Amor

Atravessando o Rio Coreaú em balsa motorizada, chegamos na Ilha do Amor, ponto de partida para um passeio calmo em direção a Tatajuba. Paramos para conhecer e experimentar o esqui bunda em uma das mais altas e belas dunas que compõem o caminho. Seguindo entre trilhas e praias, chegamos até a Nova Vila de Tatajuba, a Vila Velha de Tatajuba (o local foi soterrado a mais de vinte anos, cobrindo casas, coqueirais inteiros e até uma capela) pode ser avistada do alto do morro que fica na saída do vilarejo onde tomamos uma água de côco ouvindo toda historia da vila por uma simpática senhora.

Depois prosseguimos até as Lagoas de Tatajuba, denominadas como Lagoa da Torta e Lago Verde. No local a atração são passeios de jangada e saborear um prato de peixe fresco.

O retorno se dá pelo final da tarde, a ponto de chegar de volta na Ilha em meio ao por do sol, um energia diferente é sentida nesse momento em que toda cidade recebe os tons vermelho do sol que desaparece em seu horizonte.

Passeio ao Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba Delta do Parnaíba

Partimos de Camocim até o porto dos Tatus, para conhecer o Delta do Rio Parnaíba o único em mar aberto das Américas, que divide os estados do Piauí e Maranhão passando pela Ilha das Canárias um povoado de pescadores. Parada na praia da Ilha dos Poldros para banho em uma praia paradisíaca, onde se encontra a segunda foz do Delta do Parnaíba e a primeira Ilha do Maranhão.

Voltamos pelo Igarapé dos periquitos observando e vegetação de manguezais com muitos caranguejos e com possibilidade de avistarmos animais como garças, jacaré, caranguejos, pica-paus e macacos. Vamos ao morro Branco Para nossa segunda parada onde podemos fazer uma bela caminhada sobre as dunas brancas e extensas.

Regressamos a Camocim

A Serra da Ibiapaba

Serra da Ibiapaba Serra da Ibiapaba

Saindo de Camocim seguimos em direção a Serra da Ibiapaba. No percurso passamos por vários vilarejos e cidade pequenas que vivem da agricultura, pecuária e cultivo de hortifrutis. Nosso destino é o Parque Nacional de Ubajara onde iremos visitar as Grutas de Ubajara. Chegando no parque seguimos para um terraço com vista panorâmica das chapadas e paredões da Serra, onde é o ponto de descida no bondinho.

Ao entrar na gruta, os guias do IBAMA levam os visitantes por salas com nomes curiosos, como Sala das Rosas, Sala das Cortinas e Sala dos Retratos, cada uma com peculiaridades que fazem jus aos seus nomes.

Após a visita do Parque almoçamos em restaurante local e retornamos a Camocim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário