quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Natal (RN) nas férias 2011 - parte 01

Uma das mais belas cidades do nordeste brasileiro, Natal é cercada por dunas, piscinas naturais, recifes e uma fauna marinha variada. São cerca de 400 km de costa na região, onde os turistas podem fazer passeios de bugue, mergulho, esportes náuticos, conhecer construções históricas e vilas de pescadores, ou simplesmente deitar na areia e aproveitar o sol. Na cidade, a praia urbana de Ponta Negra é uma das mais procuradas. Com quiosques movimentados durante o dia, ela não perde a vida durante a noite, quando os bares ficam repletos de moradores e turistas. Essa região é o local ideal para provar alguns dos pratos típicos à base de frutos do mar ou carne de sol.
Em Natal, são várias as atrações históricas. Fundada no século XVI pelos portugueses, a cidade ainda preserva muitas construções e ruelas que contam um pouco do seu passado. O ponto turístico mais procurado é o Forte dos Reis, primeira construção da cidade. Em seu interior estão algumas peças interessantes, como canhões utilizados nos séculos passados. Ao norte, estão as dunas de Genipabu e as lagoas Jacumã e Pitagui. Ao sul, fica a região de Vila de Pipa, com várias opções de praias tranquilas, com águas calmas e paisagens dignas das férias perfeitas. 
Confira os preços para a baixa temporada do Bela Silvia Flat. O Aram Praia Hotel oferece um delicioso jantar cortesia no mês de julho e, no Serhs Natal Grand, quem fizer a reserva pela MalaPronta ganha desconto nas diárias. Outro bom passeio são os mercados de artesanato de Natal, entre eles o Centro de Turismo. Abrigado em uma construção antiga que antes serviu como cadeia, hoje os turistas encontram nele os mais variados produtos, entre itens de madeira, bordados e cerâmicas. 
O que fazer em Natal?
Natal possui uma bagagem histórica e cultural rica, além das belas praias. Entre os locais que valem a pena ser visitados está o Parque das Dunas, uma grande área verde preservada, repleta de exemplares da fauna e flora brasileira. Entre as atividades oferecidas no local, estão suas famosas trilhas e atividades culturais. Você pode encontrar mais informações sobre este ponto turístico no site do Parque das Dunas (www.parquedasdunas.rn.gov.br).
Uma atração curiosa da cidade é um cajueiro. Mas não um cajueiro qualquer. Este atrai visitantes de todas as partes por uma característica difícil de ignorar: a copa de 8 mil metros quadrados, que produz cerca de 70 mil cajus todos os anos. É possível fazer visitas guiadas ao cajueiro, que possui, inclusive, um mirante.
A cidade também possui construções históricas e museus imperdíveis, como o Museu de Arte Sacra, Palácio da Cultura ou o Museu do Mar. À noite, uma boa pedida é visitar o Alto da Ponta Negra, que tem suas ruas tomadas pelos visitantes.
Outra opção é a Praça das Flores, com bares e casas noturnas, onde você poderá assistir atrações culturais e dançar forró. A Ribeira também é uma ótima opção para quem é ligado em eventos culturais, não deixe de conferir as programações durante sua viagem!
Se você planejar sua viagem para o fim do ano, vai estar presente também no maior evento promovido na cidade, o Carnatal, maior Carnaval fora de época do Brasil. A festa acontece há vinte anos, com direito a tudo que os foliões desejam: desfiles, trio-elétrico, festas, muita música e diversão, durante quatro dias. Fica a dica para quem não perde a mais amada das festividades brasileiras.
Reserve tempo em seu passeio também para as atividades de lazer que Natal oferece. Você pode passear de buggy ou jipe pelas dunas, praticar mergulho, surf ou windsurf, passear a cavalo pelas praias ou dar uma volta de barco. São inúmeras opções de diversão para todas as idades, em todas as épocas do ano.
As Praias de Natal
As praias da região estão divididas entre o Sul e o Norte, além das praias urbanas. O acesso a esses locais pode ser feito pela Via Costeira ou por Natal. Entre as praias mais conhecidas, podemos citar:
- Praia de Ponta Negra, onde está um dos cartões postais da cidade, o Morro do Careca. Com ótima estrutura para os turistas, é uma praia bem agitada.
- Praia da Redinha, que dá acesso às demais praias da região norte, mais frequentada pelos moradores locais.
- Praia do Meio, também agitada, possui um calçadão amplo, ideal para caminhadas e corridas, e é bem próxima ao centro da cidade.
- Praia do Forte, onde está localizado o Forte dos Reis Magos.
Não deixe de passear bastante pela região. As praias são bem variadas, você vai encontrar lugares tranquilos, bem frequentados, com opções de entretenimento durante o dia ou festas à noite. Não vão faltar opções de diversão e nem paisagens maravilhosas!
Onde ficar
A cidade está dividida em algumas regiões que podem facilitar a escolha do local onde você vai se hospedar. A Zona Turística compreende os bairros à beira-mar e é um ótimo local também para quem viaja a negócios. A Ponta Negra, onde está o Morro do Careca, é um dos locais mais procurados pelos visitantes, com inúmeras opções de hotéis e albergues. Nossa dica é você se hospedar no Quality Suítes Natal, localizado a 100 metros da Praia de Ponta Negra e bem pertinho do Morro do Careca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário