domingo, 28 de novembro de 2010

São Benedito

O site da Prefeitura de São Benedito traz boas dicas do que se conhecer na cidade, que a princípio não estava em nosso roteiro, mas depois de consultar o site, percebemos que valeria a visita.

• Cachoeira do Inharé - O atrativo fica localizado na Fazenda da Capivara, distante 25 km da sede do município.

• Cachoeira do Estaleiro - Com mais de um quilômetro de trilha a ser percorrida pelos visitantes, a Cachoeira do Estaleiro fica localizada a 26 km da sede do município de São Benedito.

• Morro da Viola - Com pinturas rupestres e rochedos, o Morro fica localizado no Sítio Balança, a 40 km da sede. O turista desfruta de mais 10 km a pé em trilhos e morros.

• Coluna da Hora - Em 24 de julho de 1962, foi inaugurada a “Coluna da Hora”, em comemoração ao Centenário do nascimento do grande filósofo brasileiro Raimundo Farias Brito, filho ilustre de São Benedito.



• Santuário de São Francisco - Construído na década de 60 pelo pároco Otalício Carneiro de Vasconcelos, é considerada uma das obras com grande destaque na cidade de São Benedito. A estátua, tida como um dos equipamentos mais valiosos da cidade, foi solenemente benta por Dom José Bezerra Coutinho, Bispo na Estância do Estado de Sergipe – SE.



• Casarões do século XIX - Os casarões remontam as glórias do passado, quando São Benedito ostentava o título de Princesa Serrana Casarão das Fonsecas, situado à Rua Capitão Miranda - Centro. A casa é uma das mais antigas construções que resistiram ao progresso. No início do século XX funcionou como instituição religiosa de educação, sendo a primeira escola do município.

• Flores para exportação - O cultivo de flores em São Benedito já é conhecido em todo país e no exterior. São produzidas flores diversas, como classy, rouger baiser e charlotte, de cor vermelha; skiline, judy e sasmer gold de cor amarela; tinike e virgina (branca); peckoubo, vogue e anna (rosa); leonida, blu, bird, versilia e konkety de cores variadas além das variedades passion (cor vermelha) e akito (cor branca).

• Mirante do Sítio Barra - Localizado na Serra da Ibiapaba, a 4 Km da sede do Município, o local possui uma vista para o sertão, em uma altitude de 900m

• Praça Nacional Tabajara - Também conhecida como Praça dos Índios, foi inaugurada em 1979. O local abriga um monumento em homenagem aos Índios Tabajaras, que eram grandes guerreiros de índole rebelde que dominavam outras tribos indígenas existentes.







• Casa onde nasceu Farias Brito - Casa onde nasceu o filósofo Raimundo de Farias Brito, na Rua Coronel Tiburcio, nº 147, antiga Rua 15 de Novembro. Raimundo de Farias Brito, nascido em 24 de julho de 1862, bacharelou-se em 1884 na Faculdade de Direito de Recife e tornou-se um dos maiores filósofos do Brasil, falecendo em 16 de janeiro de 1917 na cidade do Rio de Janeiro.

• Monumento Farias Brito - Monumento em homenagem ao mais ilustre dos filhos do município, localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Raimundo Farias Brito, nascido em 24 de julho de 1862, bacharelou-se em 1884 na Faculdade de Direito de Recife. Tornou-se um dos maiores filósofos do Brasil, falecendo em 16 de janeiro de 1917 na cidade do Rio de Janeiro.



• Monumento em homenagem a São Benedito - O monumento, localizado na Rodovia da Confiança Sul, foi construído em homenagem ao padroeiro da cidade. Descendente de escravos da Etiópia, São Benedito nasceu na cidade de Sicília, na Itália, em 1526. Ficou conhecido como Santo Cozinheiro, por sua humildade em servir a seus irmãos. Morreu em 1589 e foi canonizado pelo Papa Pio VII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário