quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Icapuí: o último município da Costa do Sol Nascente

Icapuí é o último município da Costa do Sol Nascente, no Ceará, fazendo então divisa com o estado do Rio Grande do Norte. É um município rico, com praias com cenários paradisíacos, mas ainda sem a badalação da vizinha Aracati. A dica abaixo vem do blog Peixe Gordo.

Praias do município de Icapuí - CE

As praias de Icapuí são: Retiro Grande, Ponta Grossa, Barreiras, Redonda, Picos, Peroba, Tremembé, Melancias, Quitérias, Peixe Gordo, Manibu, Barrinha de Mutamba e Requenguela).

Praia de Quitérias

Praia com coqueiros e dunas baixas e com núcleos de pescadores. Existe formação de pedras no mar do tipo oca que serviu para antigas construções. Comunidade simples onde o mar, cada vez mais, insiste em se aproximar da pequena vila de pescadores.

Praia de Requenguela

Região simples, núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Quando vier até aqui para tomar um bom banho, aproveite para visitar a barraquinha do João Velho, peça uma saúna frita acompanhada de caranguejo. As salinas são belas ao cair da tarde. O branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores.

Praia Barrinha de Mutamba

Núcleo de pescadores, cercada por coqueiros; praia de areia de cor escura e ondas fracas. Comunidade que sobrevive das vendas de algas marinhas e da pesca do peixe.

Praia de Barreiras

O coqueiral é o ponto de destaque da paisagem. Praia de ondas fracas. É maravilhoso apreciar a vista entre Barreiras de baixo e Barreiras de cima, como chamam os nativos, e tomar um gostoso banho. Em Barreiras há o famoso forró da praia, nas noites de sábado. Tem, também, várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta.

Praia de Picos

Pequena comunidade de 10 famílias. Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar e ao fundo falésias coloridas com formatos peculiares tais como a pedra do chapéu e outras. Possui área para mergulho.

Praia de Peroba

Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem, sua gente simples, o mágico mar de Peroba.

Praia de Redonda

Conhecer as belezas de Redonda, falésias com colorações que mesclam do vermelho e branco ao amarelo, de acordo com a luz do sol e a influência das marés. Toda a orla é circundada por falésias coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. Na comunidade de 600 famílias organizadas existem 150 botes que pescam lagosta e peixe. A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores. No artesanato local as mulheres trabalham com labirinto. Almir e o Noé trabalham com peças de madeira utilizando a raiz da hortência e o tronco de imburana fabricando barquinhos. Existe na comunidade um grupo de teatro de rua que se chama Flor do Sol formado por nativos que se apresentam na praia e em outras praças, trabalhando com temas sobre: Pesca, Turismo, Religião e Meio Ambiente. Impossível não conhecer Icapuí, comer lagosta, passear de bote, caminhar pela praia até a ponta da Redonda (falésias, tipo penhasco), brincar com as crianças curiosas que não saem da praia e tomar banho no mar gostoso de águas mornas.

Praia de Ponta Grossa

Comunidade em que a maioria dos nativos são descendente de holandês. Falésias com formações exóticas e multicoloridas que dão tons de alegria às manhãs que nascem proporcionando ao local paisagem selvagem e clima de magia.
O mar desenha na praia a meia-lua quando a maré baixa e expõe uma fonte de água doce. Os nativos chamam-na de olheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário